sexta-feira, 15 de julho de 2011

Senhor dos Aflitos

As festividades em honra do Senhor dos Aflitos, em São Tiago da Cruz, são muito concorridas e antigas.
Consta  que terá sido mandada construir por um homem de negócios, que se dirigia de Braga para Vila Nova, levando consigo muito dinheiro. Ao atravessar, durante a madrugada, a densa mata do viscondado de Pindela, o homem foi atacado por um salteador. Cheio de medo "apegou-se" com o Senhor dos Aflitos e acabou por se livrar do malfeitor. Em agradecimento, colocou uma cruz de madeira em cima de um penedo, junto ao local e mais tarde mandou edificar a capela em honra do Senhor dos Aflitos, em terreno cedido pelo morgado de Pindela, tendo a referida cruz sido transferida para a mesma. É este e muitos outros milagres que são recordados no dia 25 de Julho de cada ano, por milhares de romeiros, que vêm a Santiago da Cruz agradecer também graças alcançadas. A população celebra também neste dia o apóstolo S. Tiago Maior, patrono da paróquia, com um programa festivo, religioso e profano, muito diversificado.
Este ano, para além das eucaristias nos dias 22, 23, 24 e 25 em honra do Senhor dos Aflitos e da Majestosa Procissão aberta pela Guarda de Honra a cavalo, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros, Escuteiros, Confrarias, Coro das Virgens, figuras alegóricas e das Bandas de Música, que sai da capela às 19h00, do dia 25, há um programa popular para todos os gostos, nos quatro dias de arraiais nocturnos, que têm início no dia 22, com a actuação da banda Império Show, prosseguem no dia 23 com a actuação de Augusto Canário e Amigos e da Orquestra Nortmusic, no dia 24 com o grande artista vimaranense Zé Amaro, encerrando no dia 25 com a Banda de Música de Riba de Ave e a Banda Marcial de Arnoso, ambas do concelho de Famalicão, ao despique mantendo assim uma tradição centenária, que os romeiros não dispensam. As festividades encerram com uma grande sessão de fogo de artifício e com duas vacas de fogo, outra tradição que põe os romeiros em delírio.
Motivos não faltam para visitar a Freguesia de Cruz por altura destas festividades, mas também para passar uma boa tarde de convívio nos  parques de merendas em qualquer altura do ano onde encontra um grande numero de mesa de pedra e bicas de agua bem como uma infra-estrutura onde poderá fazer um churrasco basta trazer o carvão  a carne ou peixe.